retalhos #09: hoje, agora, só amanhã
uma breve constelação do que me acompanhou neste último ano
não sei vocês, mas se os memes estiverem corretos, 2022 deve ter deixado todo mundo cansado. amanhã estarei indo para longe da cidade grande e para perto do mar e minha mente já entrou em modo recesso, então hoje não vai ter textinho grande e bonitinho pra quem lê e acompanha as vozes da minha cabeça que dou vazão por aqui.
em 2023, espero finalmente conseguir escrever uma newsletter por mês, mas também não vou me cobrar muito se não rolar. combinei comigo mesma que vou seguir o fluxo e aparecerei quando der e acho que nosso mote pro próximo ciclo tem que ser esse mesmo.
só pra não perder esse momento, deixo aqui uma constelação de referências de séries, filmes, sons e podcasts que me acompanharam ao longo deste ano.
minha série preferida de 2022 definitivamente foi yellowjackets. é a história sobre um time feminino de futebol dos anos 90 que faz uma viagem de avião para a final de um campeonato, mas o avião cai e desaparece em uma floresta nos estados unidos. ao mesmo tempo, acompanhamos quatro sobreviventes deste acidente 20 anos depois, nos dias atuais. tem drama teen, tem drama adulto, tem uma pitada meio sobrenatural, tem mistério, tem comédia, tem personagens incríveis, tem casal sáfico, além de uma abertura/trilha sonora fantásticas e um elenco sensacional de bom. a nova temporada sai no início de 2022, então dá tempo de maratonar tudo antes dela sair!
dos filmes de 2022 que assisti, os meus preferidos foram aftersun (dir. charlotte wells), marte um (dir. gabriel martins), nest (dir. hlynur pálmason), watcher (dir. chloe okuno) e nanny (dir. nikyatu jusu). se ainda não conseguiram, assistam! menções honrosas pra fire island (dir. andrew ahn) e everything everywhere all at once (dir. daniel scheinert & daniel kwan) que fizeram trabalhos fenomenais dentro de seus respectivos gêneros, a comédia romântica baseada em jane austen (acho que merece uma categoria própria) e a comédia de ação.
das trilhas sonoras desse ano, tivemos dois álbuns novos aguardadíssimos: mr. morale & the big steppers, de kendrick lamar, e renaissance, de beyoncé. os dois tocaram demais por aqui esse ano. e, claro, não posso deixar de recomendar o bom mesmo estar debaixo d'água deluxe, de luedji luna, e o que meus calos dizem sobre mim, de alaíde costa – quanta lindeza, viu?
esse ano ouvi muitos podcasts, mas recomendo demais os trabalhos do 451 mhz, do prato cheio, da rádio novelo apresenta, do 37 graus e do pelo avesso. todos trouxeram episódios, entrevistas, histórias e/ou curiosidades super interessantes, com uma pesquisa muito foda.
bom, recomendações dadas, é isso, fico por aqui.
como dizemos em bom baianês: hoje, agora, só ano que vem!
boas festas pra vocês e até 2023 <3